quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Itamar Augusto Cautiero Franco

Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero. Itamar Franco nasceu a bordo de um navio de cabotagem, no Oceano Atlântico entre o Rio de Janeiro e Salvador. O registro civil de seu nascimento foi feito na capital baiana, onde sua mãe viúva encontraria abrigo na casa de seu tio.
Sua família era de Juiz de Fora, onde cresceu e se formou engenheiro civil em 1955, graduado na Escola de Engenharia de Juiz de Fora.Ingressou na carreira política em 1955, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

       Política
Itamar entrou na política nos anos 50 nas fileiras do PTB. Foi candidato a vereador de Juiz de Fora em 1958 e a vice-prefeito dessa cidade em 1962, não obtendo sucesso em ambas as ocasiões.
Em novembro de 1972, Itamar é eleito prefeito de Juiz de Fora pela segunda vez. Em 1974, ele renunciou ao cargo de prefeito para concorrer, com sucesso, ao Senado Federal como representante de Minas Gerais.
Em 1989, o  governador de Alagoas, Fernando Collor resolve se candidatar a presidente da República, e querendo  formar uma chapa com um político do Sudeste, convidou Itamar para ser vice. Aceitando o convite, Itamar deixa o PL, trocando-o pelo pequeno Partido da Reconstrução Nacional (PRN), para ser então candidato a vice-presidente na chapa de Fernando Collor à presidência da república.
Collor é eleito Presidente e Itamar Franco Vice-Presidente da República, tomando posse em 15 de março de 1990.
 O desencadeamento de uma sucessão de denúncias de corrupção contra o governo Collor e do início de uma campanha pelo seu impeachment, levou Itamar a acentuar publicamente suas diferenças em relação ao presidente.
Em 29 de setembro de 1992 a Câmara dos Deputados decidiu por ampla maioria autorizar a abertura de um processo de impeachment do presidente. Neste mesmo dia, Itamar assume interinamente a presidência até que o titular fosse julgado pelo Senado Federal.
Não houve solenidade de posse, que foi bem recebido pela população. Ao assumir, propôs uma política de entendimento nacional.

       Plano Real
  Em fevereiro de 1994, o governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda , que estabilizou a economia e acabou com a crise hiperinflacionária.
  O programa foi o mais amplo plano econômico já realizado no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.

       A volta do fusca
No governo de collor , coller decidiu  liberar as importaçoes de carros , pois ele não aceitava os carros nacionas em que  se referia a ''carroças'' .
Itamar buscava algo que marcasse sua passagem pela presidencia , decidiu voltar com os velhos fuscas (deixado de ser produzido no Brasil em 1986) para a necessidade de um carro para o povo e apelou para que a Volkswagen voltasse a fabricar o Fusca.

       MORTE
Em 21 de maio de 2011, foi diagnosticado com leucemia. Alguns dias depois, se licenciou do Senado a fim de tratar-se da doença. No dia 27 de junho, um boletim médico do hospital divulgou que sua situação teria se agravado em virtude de uma pneumonia que o levou à UTI. Itamar faleceu na manhã do dia 2 de julho de 2011. O corpo do ex-presidente foi cremado em Cemitério de Contagem, as cinzas ficaram no jazigo da família em Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário